Ser Consumidor Sénior

09-03-2018

O rápido e crescente envelhecimento da população criou uma nova realidade de consumidores seniores que são uma oportunidade para o mercado. Por outro lado, temos uma parte de população sénior, com baixos rendimentos e baixas competências de literacia financeira que limitam o acesso aos bens e serviços, o que não lhes permite beneficiar das vantagens do mercado, podendo ser lesados nos interesses. Muitas vezes verificamos que há pessoas com muitas dificuldades na interpretação da informação de produtos e serviços, o que faz como que o consumidor sénior esteja mais exposto a más escolhas de consumo e mais suscetível a práticas comerciais desleais.

O atual contexto económico coloca diversas questões no que concerne à forma de assegurar que estes consumidores estão socialmente integrados e que gozam plenamente dos seus direitos o que representa um grande desafio, sendo necessário todos contribuirmos para um envelhecimento ativo e saudável e promover a melhoria da qualidade de vida através do reforço dos seus direitos enquanto consumidores.

Alguns consumidores seniores encontram-se mais desprotegidos no mercado nomeadamente pela vulnerabilidade que resulta da perda da capacidade económica ou pela diminuição de algumas capacidades para escolher e que precisam de uma ajuda mais atenta.

Assim sendo, o objetivo geral deste projeto passa por assegurar a proteção dos consumidores seniores, capacitando os mesmos através de sessões de informação e de educação, mas também através de um trabalho de consciencialização acerca dos seus direitos, tendo sempre em conta as suas necessidades específicas e a sua situação de vulnerabilidade.

Os objetivos principais deste projeto são:

 Contribuir para um envelhecimento ativo, pleno e participativo.

 Combater a falta de informação da população sénior enquanto consumidores;

 Contribuir para uma maior informação sobre os direitos do consumidor;

 Estimular o pensamento relativamente ao consumo;

 Prevenir situações de incentivo ao consumo desleal;

 Prevenir conflitos de consumo, decorrentes da falta de informação;

 Reforçar a informação dos consumidores seniores possibilitando-lhes acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população;

 Promover a adoção de critérios de escolha que ajudem o consumidor seniores na seleção e na aquisição dos principais produtos e serviços existentes no mercado (produtos financeiros, alimentação, transportes, telecomunicações e serviços públicos essenciais);

 Identificar as entidades a que os consumidores podem reclamar e/ou solicitar informação adicional.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora